
- La casa Muda

Esta crítica é baseada em fatos reais.
Na década de 40 no Uruguai, os corpos de dois operários foram encontrados dentro de uma casa em um pequeno vilarejo. Ao lado dos corpos a polícia encontrou várias fotos tiradas com uma máquina polaroide e desde então o caso se tornou um mistério.
2010.
Gustavo Hernández escreve e dirige La casa muda, um thirller de terror inspirado na história verídica dos tais operários uruguaios que foram assassinados. Interessante e claustrofóbico, o longa consegue prender a atenção do espectador com seu clima apreensivo, sequências praticamente sem cortes e cenários iluminados apenas com uma luz de lampião.
2012.
Chris Kentis, diretor do fraco Mar Aberto, fica a cargo de refazer La casa muda para um formato aceitável para o público norte-americano.
Agora.
A casa silenciosa (Silent House), versão Obama do filme uruguaio, estreia no Brasil carregado de algumas das mesmas armas de marketing usadas na gringa.
Usando da mesma malandragem do clássico Hitchcockiano Festim Diabólico, o longa parece ter sido filmado em um único take e foi até vendido desta forma. Mas isso claramente não é verdade. Qualquer olhar mais clínico consegue perceber os pontos de edição quer seja nas passagens de dentro pra fora da casa, ou em algumas jogadas menos descaradas. Mas, se ainda tiver dúvida, basta saber que levaram 5 dias para filmar todas as cenas do longa.
Espertamente, Kentis consegue manter o tom de tensão do original aqui, nos deixando sempre esperando por algum susto, criando algumas sequências até bastante inventivas. Infelizmente, o roteiro escrito por Hernández e retocado por Laura Lau (Mar aberto) para o público dos states cria nova situações completamente patéticas para explicar o que fica apenas no ar ao final do filme original, tendo que inserir personagens e diálogos completamente desnecessários apenas para se tornar mais didático.
Nas mãos da desconhecida Elizabeth Olsen (e sim, ela é irmã das gêmeas Olsen), o clima de desespero em A casa silenciosa não perde a medida mas também não nos mostra nada de novo. Algo que dentro da Tsunami de filmes de terror atuais é quase louvável.
Já o design de som da produção sim, merece destaque. Como conseguimos ver pouco mais do que um palmo a frente do nariz da protagonista, a ambientação sonora é que dá o clima pro filme com barulhos de passos e portas com profundidades que nos fazem entender se estão perto ou longe da mocinha. E é interessante notar como este sons, pontuais, também contrastam com o clima de isolamento que a casa proporciona, já que são os únicos sinais de vida por ali. O que neste caso, não é lá uma grande vantagem.
Sabotado pelo beabá imposto pela alfandega cultural dos Estados Unidos, A casa silenciosa consegue se manter tão tenso quanto o original, mas perde por explicar de forma extremamente fraca e desnecessariamente grandiosa algo que só precisava de um pouco mais de vontade para ser entendido. Infelizmente, é outro caso onde os dólares a mais na produção acabam sendo gastos apenas em efeitos especiais.
OBS: Vale a dica de assistir o original, La casa muda, antes ou depois do remake como exercício de comparação.























Assisti o original e não gostei muito, fico pensando no quão explicativa a versão americana deve ser…
Olá Thaila.
Olha, a versão americana só deixa mais na cara o que fica menos mais escondido (e nem é tanto!) no original. Mas para fazer isso, inventam algumas coisas e personagens. Vale mais o download ou o aluguel do que o ingresso para o cinema : )
Sinceramente, gastei quinze reais pra assistir, e não entendi porcaria nenhuma daquele final! E se não fosse a sonoplastia o filme não seria nem metade do que é(que já não é grandes coisas rsrs). Bejos
ATENÇÃO! SE VOCÊ AINDA PRETENDE VER O FILME (ORIGINAL OU REMAKER) NÃO LEIA O RESTANTE DESSE COMENTÁRIO!!!
Gente, help! Vi o original, achei a ideia boa, mas não gostei do resultado final. O clima de suspense não funcionou por muito tempo comigo, que mais ou menos na metade do filme, já estava (literalmente) contando os minutos para aquilo acabar logo e rezando para que esses minutinhos não tenham sido gastos em vão. E para completar ,o desfecho é confuso e mal “insinuado”. Afinal de contas … quem comeu quem? Os três tinham um caso? A menina existiu? Morreu? Pq, exatamente, a Laura matou os dois? Aff …
[SPOILER ALERT]
Então, Lara, o que dá pra entender ali (no original) é que Laura, anos depois de ter sido violentada por Néstor e Wilson, adquiri dupla personalidade e portanto, no começo do longa, quando o primeiro personagem some, na verdade é a outra personalidade da protagonista agindo e se vingando do cara. Depois, quando ela volta pra casa com o segundo, já começamos a acompanhar o filme pelo ponto de vista desta segunda personalidade.
Isso no Remake fica um pouco mais escancarado por conta da outra personalidade, além de explicar o porque daquilo, ser também uma atriz diferente (fora os efeitos especiais que ajudam a mostrar o tormento e confusão mental da garota).
No final do original, se você olhar bem as fotos que rolam durante os créditos, irá perceber que os dois caras abusavam da menina, que aparentemente não via tudo como um “caso”, até porque eles eram parentes dela. Mas, pelo que indicam as fotos, ela era dopada pelos marmanjos antes de começar a putaria.
No final é isso. Aquela garota meio fantasmas que ela vê na estrada seria tipo o passado dela voltando a assombra-la ou ativar seu outro lado que parecia estar enterrado.
Espero ter ajudado.
Abraços!
eu n entendi nada do filme pq eu n sei oque eera akilo meu deus oke era akilo a menina era louca eo pai era safado e tio um psicopata e aakela guria morena era lésbica kkkkk afs desisto o mundo perdi horas daa minha vida e kase tive um infarte ou seja ficou tudo nada com nada ,………. eu n entendi e sei ke jamais vou entender então é simples finje que entendi e sorrrriiiiiii